Noticias

Uso de agrotóxicos no Brasil e os problemas de contaminação da população

Você sabia que os impactos do uso desenfreado de agrotóxicos no Brasil são alarmantes? Para Leonardo Walter, empresário e fundador da Nature BioTek, desde que o país se tornou o principal comprador dos defensivos agrícolas, incluindo produtos proibidos em diferentes países, a contaminação tem se espalhado desenfreadamente em diferentes regiões do território brasileiro.

A preocupação do uso de agrotóxicos em território nacional vai muito além da degradação ambiental e destruição dos ecossistemas, pois estes atingem diretamente a saúde da população. De agricultores, moradores da região até os consumidores finais, o veneno marca presença. Seja uma contaminação aérea, durante o uso ou pela ingestão dos alimentos com presença de agrotóxicos, há uma forte contaminação ocasionada por esses produtos.

De acordo com o CEO da Nature BioTek, Leonardo Walter, os agrotóxicos desencadeiam uma série de problemas de saúde nos seres humanos. O uso e exposição a esses produtos podem causar alergias; redução de fertilidade; diarreia; dores de cabeça, peito e abdominal; mutagêneses; falência ovariana; insuficiência renal; conjuntivite; catarata; pneumonite, entre outros. 

A contaminação

A contaminação por agrotóxicos se dá em diferentes níveis, porém, tanto produtores, como moradores de regiões próximas a latifúndios, bem como grandes centros urbanos, dentro e fora das residências, estão propícios a serem contaminados, sem contar o meio ambiente. Para Leonardo Walter, essa situação é alarmante, visto a série de denúncias registradas pelo uso irregular de agrotóxicos na região Noroeste do país e o fato de que os problemas ocasionados por essa questão são praticamente irreversíveis.

Os casos silenciosos

Um outro alerta para os perigos de contaminação são os casos silenciosos não registrados em diferentes municípios próximos às grandes produções de agricultura. Infelizmente, muitos produtores que se intoxicam com o uso desenfreado dos defensivos agrícolas não procuram postos de atendimento, o que dificulta ainda mais os dados. Por isso, é considerado que, para cada caso alertado para a Organização Mundial da Saúde (OMS, há 50 casos. 

Alternativas seguras

Visto essa situação, quais seriam as alternativas mais seguras para o uso de agrotóxicos? O empresário Leonardo Walter comenta que não há meio seguro de utilizar os pesticidas sintéticos sem que estes contaminem o meio ambiente e os seres humanos. Mesmo que produtores utilizem equipamentos de proteção, por exemplo, o que fazer com as moradias próximas, contaminação aérea ou pela ingestão dos nocivos por meio da alimentação? 

A resposta para um uso seguro é, portanto, a adoção de práticas sustentáveis no meio tradicional, como o uso de inseticidas naturais. Foi pensando nisso que o empresário Leonardo Walter fundou a Nature BioTek. A empresa conta com laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de soluções para o segmento da agropecuária que mantêm a produtividade dos cultivos, mas que reduzem os níveis de contaminação humana e ambiental. 

Sendo assim, o empresário Leonardo Walter acredita que o ideal é investir em soluções sustentáveis que contemplem o cenário econômico e que sejam mais adequadas para o meio ambiente e a saúde humana. Muitas práticas de agricultura orgânica e ecológica devem ser tomadas pelos cultivos tradicionais para reduzir os impactos nocivos desencadeados na saúde dos organismos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo