Noticias

Análise técnica vs. análise fundamentalista: abordagens no mercado financeiro com Joni Ricardo Fernandes Duarte

O mercado financeiro conta com uma série de estudos ligados às estratégias de mercado e, segundo o expert em investimentos Joni Ricardo Fernandes Duarte, existem duas escolas muito importantes que caracterizam diferentes abordagens no mercado financeiro. São elas a análise técnica e a análise fundamentalista. 

Neste texto, iremos conhecer melhor sobre o que são essas abordagens, suas principais características, diferenças entre elas e tudo o que você deve saber para conhecer ainda mais sobre as melhores estratégias de mercado. Acompanhe a leitura desse texto para saber mais!

Principais características da análise técnica

A primeira escola da qual trataremos é a análise técnica. Como explica Joni Ricardo Fernandes Duarte, esse modelo tem como foco de estudo o comportamento do preço de uma ação ao longo de um determinado período de tempo, analisando, de maneira gráfica, as oscilações que ocorrem na Bolsa. 

Outra característica muito importante a ser observada dentro da análise técnica é que esse tipo de observação abrange, principalmente, as operações de curto prazo, e visam os rendimentos de ações que atuam nesse período de tempo.

Conhecendo a análise fundamentalista

Já a abordagem da análise fundamentalista inicia a partir do estudo dos demonstrativos financeiros das empresas para ser possível determinar se um ativo é verdadeiramente vantajoso ou não. Conforme informa o empreendedor Joni Ricardo Fernandes Duarte, ao analisar o balanço patrimonial e a demonstração de fluxo de caixa, pode-se verificar o valor de uma empresa. 

Pensando em manter a segurança nos investimentos, a análise fundamentalista pode ser a solução ideal. Afinal, devido a sua abordagem de análise a longo prazo, os investidores podem ficar mais seguros ao investir em empresas que possuem um histórico positivo no mercado.

As duas análises usadas em conjunto

Ao falar das diferentes análises utilizadas para estudar o mercado financeiro e de investimentos, uma dúvida muito comum que pode surgir é se é possível se apoiar em ambas as análises fundamentalista e técnica. Como pontua o homem de negócios Joni Ricardo Fernandes Duarte, isso é possível, sim, e é até mesmo recomendado, por garantir um estudo mais abrangente sobre um determinado ativo. 

Por fim, assim como você pode ter percebido, as diferentes escolas de análises do mercado financeiro oferecem visões distintas de como estudar os ativos. Por isso, na hora de escolher uma ou a outra, opte pela solução mais certeira e apoie-se em ambos os estudos. Dessa forma, é possível ter muito mais segurança em suas ações!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo