Noticias

Se especializando no Direito Constitucional: saiba mais sobre consultoria legislativa

Os membros do poder legislativo necessitam de um apoio para realizar a criação de novas leis. Diante disso, o advogado Alan Belaciano entende que a consultoria legislativa desempenha um papel importante, prestando auxílio para a tomada de decisões da Assembleia Legislativa. Quer se especializar no Direito Constitucional? Continue lendo e entenda mais sobre a consultoria legislativa. 

O que é consultoria legislativa? 

De acordo com o fundador da Belaciano Advogados, Alan Belaciano, a consultoria legislativa contempla um órgão constitucional pertencente à Assembleia Legislativa, que possui como principal finalidade prestar o assessoramento jurídico para os membros responsáveis pelas tomadas de decisões no poder Legislativo. 

Logo, o profissional que atua como consultor legislativo presta um serviço fundamental para os membros desse poder, fornecendo as orientações técnicas do âmbito jurídico que são necessárias serem analisadas antes das tomadas de decisões que estão diretamente relacionadas com a elaboração das leis. 

Por que se tornar um consultor legislativo? 

Ainda, conforme comenta o dr. Alan Belaciano, há muitos motivos que aguçam o interesse dos estudantes de direito em atuar na carreira de consultor legislativo, como a importância que esse cargo exerce sobre o processo de criação de leis, possibilitando a contribuição para mudanças positivas no desenvolvimento de uma organização social mais justa. 

Além do mais, outro fator que fomenta o interesse desses indivíduos em se especializarem na área é o salário que esse tipo de profissional ganha. Logo, a remuneração do cargo de consultor legislativo pode variar entre R$30.000,00 e R$33.461,68 por mês, dependendo da região em que o mesmo exerce sua função.

O que é preciso para se tornar um consultor legislativo? 

Por fim, como indica o fundador da Belaciano & Advogados, Alan Belaciano, visto que muitos estudantes do direito desejam se especializar na área de consultor legislativo, é essencial que os mesmos saibam o que é preciso para atuar nessa carreira. Assim, o critério principal para exercer essa atividade profissional é se formar em direito e ser aprovado na prova da OAB. 

Também, outros requisitos que necessários para ingressar na carreira de consultor legislativo, são:

  • Se formar em qualquer área de ensino superior de direito.
  • Procurar por concursos públicos que possuem vaga para esse cargo;
  • Ser aprovado no concurso público da área legislativa;
  • Possui conhecimentos do Direito Constitucional, Civil, Administrativo e Processual. 

Quer seguir carreira com ótima remuneração na área do direito e auxiliar na elaboração de leis? Se torne um consultor legislativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo