Ativos e passivos financeiros: entenda os seus tipos e diferenças com o investidor Valdir Piran
Já ouviu falar em ativos e passivos dentro do mercado financeiro? Sabe as principais diferenças entre eles? O investidor Valdir Piran entende que compreender esses conceitos auxilia no melhor controle financeiro de suas finanças, uma vez que você consegue ter mais gestão e responsabilidade acerca dos seus gastos e ganhos. Dessa forma, se pretende compreender melhor esses termos e suas classificações, leia o artigo até o final e desfrute de uma maior educação financeira.
De maneira geral, podemos dizer que os ativos tratam-se de bens ou posses que geram certo retorno para uma pessoa ou para uma empresa – englobando títulos públicos, privados, fundos de investimento, ações ou criptomoedas. Enquanto que os passivos financeiros, mesmo nos proporcionando serviços momentâneos, não nos agrega lucros, apenas gastos. Mas agora vamos conhecer melhor esses conceitos:
Ativos financeiros
Os ativos, dentro do mercado financeiro, são aqueles que agregam valor e formam o patrimônio de uma pessoa ou de uma empresa. Como menciona o empresário Valdir Piran, o ativo por si só possui um valor, ou até mesmo um crédito ou direito, de forma a gerar renda ou algum lucro sobre ele. Sendo assim, quando se trata de um ativo ele não existe de forma concreta, como uma casa por exemplo.
Podemos citar como exemplo de ativos que geram uma renda contínua, as ações que possuem dividendos mensais e até mesmo uma casa quando comprada e utilizada para alugar. Já como pensa o investidor Valdir Piran, os ativos ditos de reserva estão relacionados com o fato de guardar dinheiro para momentos específicos e emergenciais, de forma a ter segurança financeira. E por fim, os ativos de crescimento tem o objetivo de obter renda a longo prazo, sendo investimentos de maior volatilidade.
Passivos financeiros
Quando falamos de passivos, estamos nos referindo ao oposto dos ativos, isto é, daqueles bens que não possuem lucros atrelados a eles, apenas custos, podendo estar no nome de uma pessoa ou de uma empresa. O presidente do Grupo Piran, Valdir Piran, entende que para se obter passivos financeiros é preciso cumprir com obrigações contratuais, tendo uma dívida a ser paga. Como exemplo podemos citar: empréstimos, dívidas, consórcios, custos de manutenção de imóveis e afins.
Assim como os ativos financeiros, há também diversos tipos de passivos, sendo eles: passivo a descoberto — quando os ativos da empresa são menores que ele; passivo circulante — quando ele precisa ser pago em determinado período; passivo exigível — aqueles que podem ser pagos após o fim do exercicios social da empresa; passivo fictício — que já foram quitados e por fim o passivo nao-exigivel que não se precisa pagar.
Compreendeu a diferença entre eles? Sabe agora como utilizá-los a favor do seu equilíbrio financeiro? Saiba que, como considera o investidor Valdir Piran, os ativos são aqueles que rentabilizam enquanto que os passivos são aqueles que geram despesas. Sendo assim, fica claro que o ideal é que os investidores e empresas tenham em mente que os ativos são mais rentáveis e que devem constituir em grande parte o seu patrimônio.